segunda-feira, 20 de junho de 2011

Trabalho de Artes

Características Gerais da Escultura Neoclassica:
· Temas: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Serviram de base para a representação de figuras humanas com poses semelhantes às dos Deuses gregos e romanos.
· Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou 
bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).
· Relevos: têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.
· Formas de Representação: de inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (da pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os 
cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.
· Técnica: são obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de 
barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.
· Materiais: 
mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho, e o bronze, mas em menor quantidade.
        

Características gerais das Esculturas Românticas:
Para satisfazer o espírito romântico, a escultura teve de encontrar os meios técnicos e formais para exaltar os sentimentos e as emoções, ganhando expressividade e dinamismo
. A temática, vibrante e dramática, exaltava o sentimento ou a imaginação, e consequentemente inspirou-se: na natureza (animais e plantas); em temas heróicos, baseados na Historia, na lenda ou na literatura que representaram em estátuas, em relevos evocativos ou em restaures de esculturas medievais das catedrais românticas e góticas;  em cenas fantasistas ou alegóricas, retiradas da imaginação. 
As regras da representação e de perfeição formal do Neoclássico não foram totalmente seguidas e por isso, evitaram-se as composições estáticas e as superfícies lisas e procurou-se a expressividade exaltada de sentimentos e emoções, com movimento e o dramatismo, demonstrando um certo sentimento teatral.
 O mármore, continuou a ser o material predilecto mas, aos poucos vai emparceirar com o bronze, a madeira e outros.
 Alguns dos escultores românticos franceses mais significativos foram: AugustePréault, François Rude, Antoine-Louis Barye, Jean-Baptiste Carpeaux e Frédéric-Auguste Barholdi.
        

Alunos:
Amanda da Silva (01);
Amanda Maria (02);
Brenda Nunes (03);
Bruna Carolina (04);
Bruna Paula (05);
Josyanne ;
Lucas Martins (24);





Nenhum comentário:

Postar um comentário