NEOCLASSICISMO
Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
Principais características:
* retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
* academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
* arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
ARQUITETURA
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.
PINTURA
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição.
Características da pintura:
* Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante.
* Exatidão nos contornos
* Harmonia do colorido
ROMANTISMO
O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.
Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.
Características gerais:
* a valorização dos sentimentos e da imaginação;
* o nacionalismo;
* a valorização da natureza como princípios da criação artística; e
* os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
ARQUITETURA E ESCULTURA
A escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, grosso modo, a permanência do estilo anterior, o neoclássico. Vez por outra retomou-se o estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.
Obra Destacada: Edifício do Parlamento Inglês
PINTURA
Características da pintura:
* Aproximação das formas barrocas;
* Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador;
* Valorização das cores e do claro-escuro; e
* Dramaticidade
Temas da pintura:
* Fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas;
* Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoções humanas; e
* Mitologia Grega
ROMÂNTICO E NEOCLÁSSICO
Estes movimentos aconteceram e foram teorizados entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX, quando surge a Estética e a Teoria da Arte. Os procedimentos artísticos ficaram mais próximos de uma filosofia que põe sua ênfase na análise entre a produção de arte e a reflexão sobre o mundo no qual esta arte se insere.
Romantismo e Neoclassicismo são duas concepções diferentes de mundo que se associam e se integram a duas mitologias opostas, numa evidente relação dialética. O modo clássico de ver o mundo se relaciona com o mundo antigo greco-romano e estabelece uma relação clara e positiva com a natureza e sua possível ordenação. A maneira romântica de perceber a vida aproxima-se da visão do período medieval, mais especificamente dos períodos românico e gótico, onde a natureza representa uma força aterradora e misteriosa.
Este processo de análise de suas características gerou uma espécie de autonomia da arte, vista como um elemento essencial para os movimentos sociais e culturais. Há uma influência evidente do Iluminismo, que trata a natureza como o ambiente no qual a existência humana se insere. A ideologia, pensada como uma imagem ideal que se forma na mente, faz com que, salvas as diferenças, o clássico e o romântico pertençam a um mesmo ciclo de pensamento que se divide em três fases:
Primeira Fase
Pré-Romântica
As obras de arte são permeadas pela poética do sublime e do horror. Como exemplo, podemos citar os pintores: Constable e Turner.
Segunda Fase:
Neoclássica
Coincide com a Revolução Francesa e o Império Napoleônico. O artista mais celebrado do período é Jacques-Louis David e entre suas pinturas mais conhecidas estão O Juramento dos Horácios e A Morte de Marat.
Terceira Fase:
Romântica
Acontece simultaneamente aos movimentos que definira geograficamente alguns países europeus. Eugene Delacroix, com a Liberdade Guiando o Povo é seu representante mais reconhecido. Ingres é o pintor que nos permite compreender que estes três períodos se entrelaçam, mostrando em suas pinturas uma estreita relação entre classicismo e romantismo. Considera-se, não obstante, que o espírito romântico é o mais relevante como tomada de posição frente aos destinos da história da arte.
Grupo:
Mateus Araújo
Jeferson Ferreira
Guilherme Laya
Rebecca Cagiano
Leandro Baesa
Leandro Baesa
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