quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Literatura: Simbolismo

Galerinha essa é uma das matérias que caíra no provão.

       O movimento simbolista no Brasil começou em 1893, com a publicação de dois livros de Cruz e Souza: Missal (poemas em prosa) e Broqueis (versos).
       Restrito a poucos escritores e limitado na sua divulgação, o Simbolismo não conseguiu penetrar em círculos literários mais amplos; assim, não pode exercer o papel que exercera em outros países, onde libertou a linguagem poética e criou um propício da poesia modernista. No Brasil, foi preciso esperar a geração modernista. No Brasil, foi preciso esperar a geração modernista de 1920 para as limitações da poesia parnasiana fossem intensamente combatidas, cedendo a produções literárias mais criativas

Características:
1. Movimento de revalorização da vida espiritual do ser humano.
2. Sublimação - oposição entre matéria e espírito.
3. A literatura enfatizada novamente novamente o subjetivismo e a introspecção, voltando a interessar*se pela dimensão psicológica e transcendental do homem.
4. O Simbolismo representa uma volta ao subjetivismo romântico, mas de um modo mais profundo, buscando captar os fenômenos da mente, independente da lógica das palavras.
5. Despreza a descrição objetiva e explora o poder da sugestão da linguagem. O objeto deve estar subtendido , não dito claramente - daí o "símbolo"
6. Culto da forma, assim como os parnasianos, o que se revela na busca das palavras de grande valor conotativo, a realidade não é descritiva, mas sugerida.
7. Musicalidade - comparação da poesia com a música. Essa musicalidade é demostrativa através de aliterações, assonâncias e outras figuras de estilo.
8. A poesia é encarada como a forma de evocação de sentimentos e emoções.
9. Espiritualidade- a poesia representaria uma espécie de ritual, daí haver frequentes referências a elementos que lembram rituais religiosos (incenso, altares, cânticos, arcanjos, salmos, etc.), impregnando a poesia de misticismo e espiritualidade.
10. Preferência por termas de Morte, do Destino, de Deus, etc.
11. Enfoque espiritualista da mulher, envolvendo-a num clima de sonho onde predomina o vago, o impreciso, o puro, o celestial (estéreo).

Principais autores
1. Cruz Souza
Obras:
                *Missal(1893- poemas em prosa / influenciado pela prosa de Baudelaire) e Broquéis (1893- coletânea de 54 poemas, sendo 47 sonetos)
               * Tropos e Fantasias (1885)
               *  Faróis (1900)
               * Evocações (1897) - ano da sua morte
               * Últimos Sonetos (1905)

2.  Alphonsus Guimarães 
Obras:
               * Setenário das dores de Nossa Senhora
               * Dona Mística
               * Câmara Ardente

 " Que importa que morra o poeta? Importa que não morra o poema" (Cruz e Souza)




OBS: Ta ai galerinha , agora você imprima, copiem , sei lá , mais estudem pra prova em , porque já está chegando.


                         Fiquem com Deus , beijos da @taaynálima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário